Como a brincadeira pode intervir auxiliando o processo de aprendizagem? O brincar e o brinquedo são de extrema importância para as crianças até os 3 anos, pois por meio deles a criança pode assimilar sua visão de mundo, reproduzindo situações que busca entender e criando outras. Ou seja, é por meio de brincadeiras que, mesmo sozinhas, as crianças desenvolvem sua coordenação motora e sua criatividade, além de realizarem suas experiências na construção de um conhecimento. Para favorecer essas brincadeiras é interessante que a criança tenha à disposição alguns brinquedos pedagógicos tais como blocos e cubos coloridos para montar e desmontar o que quiser. Ao empilhar ou unir as peças, a criança está treinando seu equilíbrio e sua coordenação motora. Imagine o quanto ela se desenvolve quando se esforça para colocar a última peça de sua torre ou de seu prédio. Por qualquer descuido, tudo pode vir abaixo. No princípio, isso pode frustrá-lo, mas o pequeno com certeza vai insistir e recomeçar da base, até que consiga finalizar sua obra. Dessa maneira, ele aprende também a ser perseverante e adquire noções de espaço. As brincadeiras também podem ser muito úteis para a socialização da criança, que aprenderá a dividir os brinquedos ou a conviver com outras crianças, aliando-se para que consiga montar alguma coisa ou brincar de algo que sozinha não conseguiria. Também ajudam a descarregar tensões e a diminuir a ansiedade. Desenvolvem o intelecto e contribuem para consolidar o aprendizado uma vez que ajudam a desenvolver a noção de espaço ou permitem que a criança discrimine cores entre outras coisas. Fonte:http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-217-,00.html |
terça-feira, 26 de junho de 2012
Brincadeiras educativas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário